domingo, 30 de abril de 2017

30/04/2017 Salta - La linda

Domingo cultural em Salta. Iniciamos o dia visitando o Museu Arqueológico de Alta Montanha que tem seu foco na cultura Inca e, em especial, nos sacrifícios de crianças deixadas como oferendas nos picos andinos. A peça central da exposição são os corpos mumificados de três crianças descobertas no topo do Llullailaco ( 6500m ) em 1999 em perfeito estado de conservação. Infelizmente proibidos de fotografar.
Salta, guardando as proporções, lembra um pouco Santiago do Chile uma vez que também é rodeada por montanhas e também tem um teleférico que leva  ao Cerro San Bernardo onde se pode avistar toda a cidade. Do cerro fomos conferir uma feira de artesanato na Balcarce e pra nossa surpresa descobrimos que a Balcarce é o point das baladas saltenhas.

Não sei o que é mais impressionante, o belo chevrolet ou as laranjas ainda no pé.
A catedral e o seu curioso piso...
... reparem no efeito tridimensional do mosaico.



O tradicional Cafe de Tiempo da Balcarce.



29/04/2017 Tafí del Valle - Salta

Total Percorrido 309 km
máx 108km - média 62km/h - média geral 40km/h - tempo total 7h 39min - tempo parado 2h 40min

Pois é pessoal, depois da paz e tranquilidade de Tafí com seus 3000 habitantes nos acovardamos e desistimos de passar em Tucumán e seus 975 mil viventes. A atração do dia foi a Ruta 40. Impossível não parar a cada esquina para fotografar ou simplesmente apreciar a paisagem, as fotos que o digam. Difícil também foi passar por Cafayte e não parar. A cereja desse bolo vai ficar pra depois de Salta. O mal da altitude mais uma vez me baqueou. Os 3200 metros de altitude alcançados em vários pontos da RN40 somados aos dois dias em Tafí e região à 2400/2700 metros me deixou meio bobo, ou melhor, deixou o bobo acelerado. O tempo todo só pensava na moto fazendo essas curvas com as montanhas vermelhas de fundo. Bárbaro, já valeu até aqui.



Amanhecer na rua principal de Tafí del Valle.
Los Cardones
Casal de holandês fazendo um pedal até o salar Uyuni - Bolívia

Não consigo corrigir o vermelho das fotos. kkk





O pequeno grande. 
Rio de degelo.
É vermelho assim mesmo.















sexta-feira, 28 de abril de 2017

28/04/2017 Tafí del Valle

Hoje saímos para fazer o circuito do Vale. São 47 km que circundam o vale por uma boa estrada de rípio. Visitamos uma pequena estância de 9000 ha, propriedade uma centenária família de Tucumã que produz 160 litros de leite por dia, que transformam em queijo, e batatas para a Pepsico fazer batatas fritas LAYS. Qualquer semelhança com as capitanias hereditárias do Brasil é mera coincidência.
Difícil esta sendo acertar os nossos hábitos com a "ciesta" do povo daqui. Ninguém janta às 8 ou 9 horas como nosotros . Fiquem com as fotinhos do dia. E um filmezinho de ontem na subida da serra a caminho de Tafí. Reparem o caminhão na curva......





Antiga estancia jesuíta hoje é o nosso hotel.

Sala de refeições do hotel
A tia no café.
UP !




O cabritinho encara todas.


A porteira da fazendinha.





27/04/2017 Santiago del Estero - Tafi del Valle

Total Percorrido 268km
máx 115km - média 58km/h - média geral 37km/h - tempo total 7h 20min - tempo parado 2h 45min


Pouca estrada hoje. Saímos da RN 34 em direção noroeste trazendo a cordilheira cada vez mais perto. A vista dos primeiros picos nevados sempre são emocionantes. Cruzamos por vários vilarejos com os trabalhadores se deslocando em suas motinhos, aqui ainda não é uma Ásia mas o Macri tá fazendo força pra tornar a Argentina uma grande fornecedora de mão de obra barata ...... infelizmente o efeito Orloff já chegou no Brasil.
No caminho, passamos por Rio Hondo e aproveitamos para visitar o autódromo e o museu do automóvel.
O destaque foi a serra que leva a Tafi del Valle onde vamos nos quedar por um tempo.



Estrada maravilhosa, pra moto então!





Não sabia que a Honda copiou o motor da Guzzi

Na pousada Estância Las Tacanas



Ótimo vinho da região de Catamarca

O louro Pedro no restaurante.









quinta-feira, 27 de abril de 2017

26/04/2017 Santa Fé - Santiago del Estero

Total Percorrido 636km
máx 130km - média 90km/h - média geral 76km/h - tempo total 7h 30min - tempo parado 1h 04min

E o frio chegou. Pegamos a RN 34 direção norte com 8 graus e céu de brigadeiro.
Ainda não conseguimos nos acertar com os horários desse pessoal. Imaginem que antes das 17 horas nada funciona e o jeito é ir para o hotel dormir até às 20 ou 21 horas e depois sair para fazer algo. Santiago del Estero vale o pit stop, pena que o Centro Cultural que abriga 3 museus funciona das 10h  às 13h.
Ainda não sabemos se chegaremos amanhã ao nosso destino máximo, Salta, vai depender do que encontrarmos pelo caminho. Os preços já não são os mesmos comparado aos da nossa última viagem em terras Argentinas. Para registrar, fizemos câmbio em Santa Fé, 1U$ = 15,4 pesos e 1 R$ = 4,85 pesos. Como esperava não estamos encontrando grandes facilidades com as redes de uai-fai, mas o que importa é a recepção que estamos recebendo, um pouco de civilidade é sempre bom, principalmente com esse tempos bicudos que estamos vivendo na terrinha. Bora lá!


O casal bonitão na praça.
Olhando o movimento com cara de poucos amigos.

Centro Cultural de Santiago.

Bela cerveja.

Carregada de alfafa para os brasileiros que acabaram de votar o fim da CLT.