Aqui, no Vietnan, quer dizer olá, tudo bem?..... Xin Chao!
Hoje o dia foi ótimo, choveu só um pouquinho e aproveitamos para pernear o dia todo. Visitamos um único templo , completamente diferente do que havíamos visto até agora na Thai e no Laos, fomos também numa famosa prisao, Ha Lo Prision que serviu aos franceses no tempo colonial e aos vietnamitas, na guerra americana. Mac Cain, atual candidado ao governo do império americano, esteve preso aqui, quando era piloto.
Visitamos também uma igreja católica, viu, ia esquecendo mais esse templo, tipo uma mini Notre Dame Parisiense, muito mal cuidada. O vaticano só deve investir onde dá luccro e aqui onde se encontram Budistas, Taoistas e Confúcios os cristãos tão na pior.
Devemos ficar em Hanói até domingo, quando partimos em um trem noturno para Sapa, região de montanhas ao norte.
Gente, vocês não podem imaginar o que é esse trânsito aqui. Como já disse não tem lei alguma, quem primeiro buzinar leva. Hoje, quando saímos e fomos atravessar a primeira rua, achei que não conseguiríamos: vinha moto de baixo, do lado e por cima... Esperamos, esperamos, e comecamos a observar como o povo fazia. Moral: vai atravessando que eles se entendem. É difícil no início, olha para um lado e lá vem umas cento e poucas motos e algumas SUVs, para o outro lado, idem... não dá nada, fecha os olhos e vai.
No final do dia, não dava mais bola, seguia conversando e atravessando as ruas..... Vou filmar para mostrar, senão vocês não vão acreditar.
No mais, como nos outros países até agora visitados, tudo acontece nas ruas, nas calçadas, tudo, mas tudo mesmo. Conserta-se motos e bicicletas, vende-se de TUDO, lava-se roupas e panelas, galinhas, patos, peixes, camaroes e outros bixos são limpos e preparados ali mesmo, e, ali mesmo, são consumidos. Os encontros de fim de tarde são nas calçadas, sentados em banquinhos, tudo isso entre as motinhos, sobrando a pista para os gringos caminharem ou dividirem o espaço com os veículos.
O mais curioso é que não vimos acidente algum. Amanhã temos mais um roteiro pronto para o dia todo. Espero que pelo menos não chova. Até agora, não falei da temperatura dessa viagem, em nenhum momento baixou de 30 graus, agora a umidade deve ser superior aos 80 90%. Algo como Manaus... mas isso é só um detalhe e viva a diversidade, o resto que coma hamburguer, tenho dito.
Ferreira
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Que noite...

pois a noite de ontem que fique na lembranca.
Passamos o dia com uma batida de banana de breakfast, ao meio dia meia terrina de um caldinho de galinha e no finalzinho da tarde um cha com um bolinho.
De guarda chuva em punho perambulamos pela cidade, visitamos um templo de 1500 muito mal conservado pelo partidao, alias, o partidao pelo que parece nao quer nada com a historia ou a cultura. Como a chuva nao parava e um leve estado febril nos pegava, tomamos alguns Tilenois e cama..... hoje dia 5 ja conseguimos comer um paozinho com cha... quando digo nos, quer dizer nos dois, o ortiz e eu ficamos muito ruim com o tal de barbecue
abracos para todos
e ate
ferreira
o bom disso tudo e que estamos economizando na cerveja
domingo, 3 de agosto de 2008
Luang Prabang

Oi pessoal, gostaria de recuperar as notas feitas dos lugares ja visitados mas como ja perceberam nao ta muito facil achar tempo e boas condicoes de comunicacao. O laos nao e uma Thai.
Apos a correria normal da chegada**, apanha mochilas, contrata um tuc-tuc e com o Lonely na mao, mais uma vez, encontramos nossa Guest House a beira de um afluente do Megkonk por BA400 com banho privativo e dois grandes ventiladores. Eles aceitam dinheiro da Thai aqui. O deles, o Kip vale U$ 1 = Kip 8500
A cidade velha guarda ainda em sua arquitetura vestigios da era colonial francesa.
A quantidade de turistas aqui faz de Luang pra Bang algo parecido como Arraial da Ajuda ou mesmo Paraty em alta temporada.
Um detalhe: isso aqui parece um jardim de infancia tamanha a gurizada ( o numero de nulheres sozinhas e muito maior que o de homens )de mochila perambulando pelas ruas, nunca me senti tanto titio .... e a vida.
Ontem a noite fomos jantar e resolvemos encarar algo mais tipico, um tal de bar be cue a moda Lao... gente, eles colocam um balde de barro com carvao sobre a mesa, por cima vai uma especie de bom apetite, so que sem o furo no meio.
Na canaleta vai agua onde os vegetais, ovos e massa de arroz sao cozidos. No centro as carnes escolhidads por nos, gado e lula, sao gratinadas ao lado de um pedaco de tocinho. Lindo maravilhoso, aquele clima de ter encontrado a verdadeira comida tipica, tudo isso regadado com tres garrafas de Beerlao. A conta entao....
U$12,36.
So nao contavamos com a continuacao da noite e da manha de hoje.... adivinhem??? estamos agora tomando suquinho. muita agua e nem posso ver comida pela minha frente
he he he he , sabia que mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer
beijos
espero voltar em breve, agora tenho que ir ali..... sabe?
**
para chegar em Luang Pra Bang, navegamos dois dias pelo Megkonk em um barquinho de 3,5 metros por 50 de compimento, dividindo o espaco com outros 100 viventes. a cidade que pernoitamos, Pagbenk, a luz e de gerador ate as 22 horas.
NORTE DO LAOS
Pois é, gente, estamos agora em Luan Pra Bang, norte do Laos, após dois dias de barco pelo Megkong. Lugar muito bonito, mas com comunicações precárias, internet só adsl, e, quando a turistada chega, é impossível conectar, agora são 10 da manhã e eles estão dormindo. Sairemos daqui para Hanoi na quinta feira. Resolvemos tirar umas férias da viagem e curtir esse lugar de antiga colonização francesa.
Beijos
Ferreira
Beijos
Ferreira
Assinar:
Comentários (Atom)